Francesco Totti: O eterno capitão de Roma
  • PôJuiz

Francesco Totti: O eterno capitão de Roma

Atualizado: 15 de Jul de 2019




Francesco Totti comemorando gol contra a Lazio





O futebol está recheado de histórias de jogadores que romperam a barreira de apenas vestirem a camisa de um clube, partindo então para um nível onde o amor pelo clube transcende de uma forma inimaginável. Na região de Lácio na Itália, mais especificamente na cidade de Roma (capital italiana), um atacante demonstrou seu amor pela Roma de uma forma aonde todos os fãs de futebol ao redor do mundo o considerem um dos atletas mais icônicos que já passou pelos gramados mundiais: Francesco Totti.


Nascido na cidade de Roma, o italiano sempre teve uma grande aptidão para futebol desde cedo, chamando assim atenção de grandes clubes rapidamente. Mas paralelo ao seu sucesso nos gramados, cada vez mais seu amor pela AS Roma, time do coração de toda sua família, ia crescendo. Foi ver o time pela primeira vez quando tinha apenas 7 anos no Estádio Olímpico, jurando para si mesmo que um dia seria jogador do clube.


Ceve que tomar uma difícil decisão em sua carreira: Dirigentes do gigante Milan foram atrás de Totti para contratá-lo para sua categoria de base. Desde pequeno, Totti sempre aprendeu com sua mãe, Fiorella Totti, que deveria ser fiel a sua casa. Com isso, mesmo com um alto dinheiro envolvido, Francesco recusou a oferta para seguir seu sonho de jogar pela Roma. Alguns meses depois, chegou a tão sonhada oferta do clube, com Totti aceitando a mesma sem pensar duas vezes.


Com 13 anos de idade, teve que tomar uma difícil decisão em sua carreira: Dirigentes do gigante Milan foram atrás de Totti para contratá-lo para sua categoria de base. Desde pequeno, Totti sempre aprendeu com sua mãe, Fiorella Totti, que deveria ser fiel a sua casa. Com isso, mesmo com um alto dinheiro envolvido, Francesco recusou a oferta para seguir seu sonho de jogar pela Roma. Alguns meses depois, chegou a tão sonhada oferta do clube, com Totti aceitando a mesma sem pensar duas vezes.


Com 16 anos, no dia 28 de março de 1993, Totti estreava pelo elenco profissional da Roma em uma vitória de 2x0 sobre o Brescia. Novamente, alguns dias depois, dirigentes do Milan voltam a querer contratar Totti, que novamente recusa a abordagem pelo amor ao clube. Marcou seu primeiro gol como profissional na temporada 94/95 contra o Foggia em um empate de 1x1, alguns dias antes de completar 18 anos.


Com o passar do tempo, Totti foi conquistando espaço no elenco da Roma. Como era de se esperar pelo seu esforço e dedicação, o clube ganhou o título do campeonato italiano na temporada 2000-2001, duas copas da Itália (06/07 e 07/08) e as Supercopas da Itália nos anos de 2001 e 2008. Neste tempo, Totti também esteve presente no elenco da seleção italiana em 2006, que se sagrou campeã mundial naquele ano.


Momentos incríveis fizeram de Totti o maior ídolo da história da Roma. Indo muito além de ser o maior artilheiro da história do clube, o segundo maior artilheiro da história do campeonato italiano, o jogador mais velho a marcar um gol em um jogo de Champions League, os icônicos gols contra o rival Lazio ou de seu espírito de liderança, o amor pela Roma o fizeram se tornar este jogador tão amado.


Durante mais de três tentativas, o presidente do gigante espanhol Real Madrid chegou a oferecer quantias altíssimas para contar com Totti, ultrapassando os 70 milhões de euros (valores assombrosos à época, sendo equivalente ao valor que os merengues pagaram por Zidane). Mas de acordo com o próprio Totti, o mesmo se sentiria um traidor por abandonar o clube que sempre amou ao decorrer de sua vida.


Francesco Totti se aposentou dos gramados em 2017 com 25 anos atuando profissionalmente pelo clube que sempre amou, colecionando 786 jogos disputados e 307 gols marcados. Em um mundo aonde o dinheiro dita cada vez mais os rumos do futebol, jogadores como Totti nos fazem crer que ainda existe o amor à camisa e ao clube de coração. Mesmo com dois anos de sua aposentadoria, II Capitano' ainda nos trás muitas saudades e inspira os jovens jogadores a seguir seus sentimentos de amor ao clube, pois não existe dinheiro no mundo que pague a sensação de ser idolatrado por uma instituição que você sempre amou sua vida inteira!

©2019 by PoJuiz